RSS
BEM-VINDO A COMPANHIA DA ARTE

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OBRAS DE MATTEO TONIETTI

O escultor Matteo Tonietti nasceu na cidade de Nice,  na Itália em março de 1882 e faleceu em 1960, na cidade do Rio Grande.   Em Rio Grande Tonietti desenvolveu o seu ofício de escultor. Fazia  esculturas, relevos, pinturas, desenhos e era um excelente fotógrafo. Trabalhava com diversos materiais: mármore, granito, bronze, gesso e argila.  Tinha seu próprio ateliê  e realizou inúmeras obras localizadas na cidade do Rio Grande e fora do Brasil, como por exemplo na Argentina.   Matteo Tonietti tem inúmeras obras distribuídas pelas praças e ruas, bem como no cemitério católico da cidade do Rio Grande.
 

Monumento a Mãe - Instalado em 1948 na Praça Xavier Ferreira foi  o primeiro monumento do Brasil  em homenagem a Mãe.   A obra é de autoria do escultor Matteo Tonietti com a participação do escultor Rio-grandino Érico Gobbi.


MONUMENTO

MONUMENTO 

MONUMENTO 

MONUMENTO 

DETALHE DO MONUMENTO 

O Monumento do 1º Tiro de Guerra - A obra de Tonietti colocada em 19 de fevereiro de 1937 na Praça União Constante é uma homenagem do povo Rio-grandino ao seu conterrâneo o Coronel Antônio Carlos Lopes pela sua fundação do 1º Tiro de Guerra no Brasil.  

MONUMENTO
MONUMENTO AO 1º TIRO DE GUERRA
ESCULTURA DO MILITAR
BUSTO DO CORONEL ANTONIO CARLOS LOPES
PLACA DE INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO

Estátua do Napoleão Bonaparte - localizado na Praça Tamandaré, homenagem única no Estado ao famoso Imperador Francês.  Foi esculpida pelo italiano Matteo Tonietti quando ainda jovem e recém radicado na cidade o Rio Grande.

ESCULTURA DO NAPOLEÃO
VISTO DE LADO DA ESCULTURA

3 comentários:

Eder Tonieti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eder Tonieti disse...

Por favor gostaria de saber quais os locais que se encontram estes monumentos? Obrigado.

Celso pires braga Braga disse...

A estátua de Napoleão está na Praça Tamandaré, na cidade de Rio Grande. Em 30/05/2014 o jornal local "Jornal Agora" reproduziu uma reportagem que conta toda a história da referida estátua, algumas pesquisas forram feitas por mim. Está no site do jornal ou pode pedir para o meu e-mail - celsopiresbraga@yahoo.com.br

Postar um comentário